Os cursos que compõem a Escola de Educação, Letras, Matemática e Pedagogia realizaram o X Simpósio de Educação. O Simpósio aconteceu de 14 a 16 de maio, no Campus FAPAM.
A cerimônia de abertura do Simpósio destacou os 50 anos dos cursos de Letras e Matemática e, ainda, fez questão de lembrar os cursos de Geografia e História (Estudos Sociais), que foram presenças entre as graduações oferecidas pela FAPAM, por mais de 40 anos. Foi comemorado também uma década do curso de Pedagogia, iniciado em 2009.
Nesta cerimônia de abertura, foram homenageados, com placas de benfeitores eméritos os ex-prefeitos José Porfírio de Oliveira (falecido) e Eli Pinto de Faria que, em suas gestões, doaram o atual Campus à FAPAM, que já funcionava aqui, além de outros benefícios. Isto possibilitou o crescimento da Instituição, na implantação de novos cursos de graduação e inúmeros serviços educacionais e extensionistas.
Foram homenageados também diversos e competentes docentes, que trabalham na Instituição por mais de 20 anos e receberam o honroso título de Professores Eméritos.
A FAPAM homenageou, ainda, três egressos das primeiras turmas formadas pela Instituição, representantes das três graduações cinquentenárias. Estes ex-alunos prestaram enorme contribuição à sociedade como educadores e cidadãos, exercendo grandes funções. São eles: Professora Cristina Gabriela Miranda Pereira (Letras) , Professor Marcos Aurélio dos Santos (Matemática) e Professora Elma Barbosa de Araújo (Estudos Sociais).
A FAPAM homenageou a Empresa Parceira Siderúrgica Alterosa, pelos 60 anos de vida e a APAE/Pará de Minas, pelos seus 50 anos e os grandes benefícios que prestam ao Estado de Minas Gerais.
O palestrante desta noite de abertura do Simpósio foi o aluno egresso, Professor e Escritor José Roberto Pereira, que apresentou um fecundo bate-papo discorrendo sobre o tema “Apaixone-se pelo Conhecimento”.
A primeira noite, encerrou-se com o lançamento dos livros: O Servo Fiel: a fascinante biografia de Libério Rodrigues Moreira – o Padre Libério e Um ninho coberto de penas, autografados pelo autor e palestrante da noite José Roberto Pereira.
No segundo dia do Simpósio, foi realizada uma “Conversa Aberta” que discutiu o tema “Desafios e Perspectivas para a inclusão no cotidiano escolar”, conduzido pelas palestrantes convidadas: Psicóloga Patrícia Batista Leitão, Professora Maria Goreth Nogueira e Fabiane, uma brilhante e engajada mãe de ex-alunos apaeanos.
No último dia, foram realizadas oficinas e minicursos, com diversos temas. O X Simpósio de Educação da FAPAM foi motivo de comentários elogiosos por toda a região.