Em razão da celebração de Termo de Cooperação Técnica entre a FAPAM e o Tribunal de Justiça de Minas Gerais, o Núcleo de Práticas Jurídicas tornou-se PAPRE – Posto Avançado Pré-Processual, ligado ao CEJUSC da Comarca.
Como PAPRE, o NPJ é local onde vêm sendo realizadas mediações pré-processuais, ou seja, mediações de conflitos ainda não transformados em processos judiciais.
As mediações são formas consensuais de resolução de conflitos, em que um terceiro imparcial, o mediador, auxiliar as pessoas a construírem soluções que atendam suas necessidades de modo mais rápido e satisfatório do que ocorre nas sentenças judiciais.
O incentivo aos métodos consensuais sempre foi a tônica da atuação do NPJ, desde sua implantação em 2007. O NPJ, passando a funcionar também como PAPRE, contribuirá ainda mais para a sociedade, com a prática das mediações de conflitos.
Na foto, a coordenadora do NPJ, professora Sônia Malta, e os mediadores Rosângela Vitória e Ângelo, representando o corpo de mediadores do CEJUSC Pará de Minas.