Inscreva-se hoje mesmo em nosso curso de Graduação
MATEMÁTICA
A graduação em Matemática é um curso que prepara o aluno para os diferentes campos de estudo dos números, símbolos e as relações abstratas entre eles. Por se tratar de um tema tão amplo e essencial, o profissional especializado nesse campo é muito versátil e pode conseguir atuar em diversas áreas.
O Curso de Matemática da FAPAM objetiva a formação de professores de Matemática para atuarem nos níveis fundamental e médio. Com a pós-graduação, o profissional pode também lecionar no ensino superior. No campo das aplicações práticas, o aluno egresso poderá atuar no equacionamento e solução de problemas de logística e eletrônica, podendo ainda, usar a Matemática Aplicada para equacionar questões de interesse da sociedade, como reestruturação de Sistemas Econômicos, Urbanos e de Comunicação, ou na área de Engenharia e Processamento de Dados.
+ Como é o curso de graduação em Matemática da FAPAM?
Oferecido em regime semestral, com carga horária distribuída em 8 semestres, o curso conta com disciplinas-base da Matemática até conteúdos direcionados para a pedagogia, próprios da prática de ensino.
O corpo docente é composto por 80% de mestres e doutores, com ampla experiência profissional e docente, para desenvolver nos alunos características essenciais para lecionar, analisar e compreender o que há de essencial na Matemática.
DADOS:
Noturno
3.200 horas
8 períodos
VALORES:
Valor da parcela
R$ 863,81
Desconto de Pontualidade:*
R$ 779,50
* Válido durante todo o curso para as mensalidades quitadas até o dia do vencimento do boleto. Valor exclusivo para ingressantes do primeiro semestre de 2021.
Formulário de Interesse
O Curso de Matemática foi autorizado pela Portaria nº 870 de 22 de março de 2002 e reconhecido pela portaria nº 3.639 de 17 de outubro de 2005.
Coordenador da Escola de Educação
coord.matematica@fapam.edu.br
Dados do curso
Atenção aluno: Os horários, Arquivos do Curso e Enade Estão Em Um Novo Local, Clique Aqui Para Acessar!
- Corpo Docente
- Estrutura Curricular
- Núcleo Docente Estruturante (NDE)
- Periódicos Digitais
- Reconhecimentos Externos
ANDERSON BAPTISTA LEITE
Mestrado em Matemática e Estatística pela Universidade Vale do Rio Verde - UNINCOR.
Especialização em Metodologia do Ensino da Matemática no Processo Educativo pela Faculdade de Educação São Luís, Jaboticabal - SP.
Graduação em Ciências pela FAPAM.
ANDREIA FONSECA DE AGUIAR
Mestrado em Matemática pela Universidade Federal de São João Del Rei.
Especialização em Geometria pela UFMG.
Graduação em Ciências pela FAPAM.
DANIEL DE OLIVEIRA CAPANEMA
Mestrado em Modelagem Matemática Computacional pelo CEFET - MG.
Especialização em Desenvolvimento de Sistemas para WEB pela PUC Minas.
Graduação em Ciência da Computação pela UIT - Universidade de Itaúna.
DANIELA ALVES DA SILVEIRA MOURA
Mestrado em Educação pela PUC-Minas.
Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela PUC Minas
Especialização em Matemática (cálculo) pela UFMG .
Graduação em Matemática pela FAPAM .
DOMINGOS LEONARDO VIEIRA PEREIRA
Doutorado e Mestrado em Ciências Biológicas (Entomologia) pelo Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia - INPA.
MBA em Gestão do Ambiente e Sustentabilidade pela Fundação Getúlio Vargas - FGV.
Graduação em Ciências Biológicas pela PUC-MG.
MATHEUS DE OLIVEIRA GUIMARÃES
Mestrado em Educação pela UFOP.
Especialização em Políticas Públicas pela UFOP.
Especialização em Práticas Pedagógicas pela UFOP.
Graduação em Filosofia pela ICSH.
Graduação em Pedagogia pela FGD.
Graduação em Direito pela UFOP.
1º PERÍODO | |||||
Disciplina | Carga Horária (H.A.) | Carga Horária (Prática) | Hora Relógio | Carga Horária (Estágio) | Créditos |
FUNDAMENTOS DA MATEMÁTICA - FUNÇÕES | 80 | 66h40min | 4 | ||
TENDÊNCIAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA | 40 | 33h20min | 2 | ||
DIDÁTICA GERAL | 40 | 33h20min | 2 | ||
GEOMETRIA ANALÍTICA I | 80 | 66h40min | 4 | ||
MATEMÁTICA COMERCIAL E FINANCEIRA | 80 | 66h40min | 4 | ||
LÍNGUA PORTUGUESA | 40 | 33h20min | 2 | ||
METODOLOGIA CIENTÍFICA | 40 | 33h20min | 2 | ||
TOTAL | 400 | 333h20min | 20 | ||
2º PERÍODO | |||||
GEOMETRIA PLANA I | 80 | 66h40min | 4 | ||
GEOMETRIA ANALÍTICA II | 80 | 66h40min | 4 | ||
ÁLGEBRA LINEAR I | 80 | 66h40min | 4 | ||
FÍSICA BÁSICA I | 40 | 33h20min | 2 | ||
FUNDAMENTOS DE MATEMÁTICA - TRIGONOMETRIA E INTRODUÇÃO A NÚMEROS COMPLEXOS | 80 | 66h40min | 4 | ||
PRÁTICA DE ENSINO I: LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS | 40 | 33h20min | 2 | ||
TOTAL | 360 | 40 | 333h20min | 20 | |
3º PERÍODO | |||||
CÁLCULO DIFERENCIAL I | 80 | 66h40min | 4 | ||
ÁLGEBRA LINEAR II | 80 | 66h40min | 4 | ||
GEOMETRIA PLANA II | 80 | 66h40min | 4 | ||
FÍSICA BÁSICA II | 40 | 33h20min | 2 | ||
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO | 40 | 33h20min | 2 | ||
LIBRAS - LINGUAGEM BRASILEIRA DE SINAIS | 40 | 33h20min | 2 | ||
PRÁTICA DE ENSINO II: TICs NA EDUCAÇÃO | 40 | 33h20min | 2 | ||
TOTAL | 360 | 40 | 333h20min | 20 | |
4º PERÍODO | |||||
CÁLCULO INTEGRAL I | 80 | 66h40min | 4 | ||
PRÁTICA DE ENSINO III: LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA E FÍSICA GERAL | 80 | 66h40min | 2 | ||
MATEMÁTICA FINITA | 80 | 66h40min | 4 | ||
CULTURA RELIGIOSA | 40 | 33h20min | 2 | ||
EDUCAÇÃO INCLUSIVA | 40 | 33h20min | 2 | ||
PRÁTICA DE ENSINO IV: CONSTRUÇÕES GEOMÉTRICAS | 40 | 33h20min | 2 | ||
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO: INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA | 40 | 33h20min | 2 | ||
TOTAL | 280 | 120 | 333h20min | 20 | |
5º PERÍODO | |||||
CÁLCULO DIFERENCIAL II | 80 | 66h40min | 4 | ||
PRÁTICA DE ENSINO V: INFORMÁTICA APLICADA À MATEMÁTICA | 80 | 66h40min | 4 | ||
PRÁTICA DE ENSINO VI: MATEMÁTICA E ENSINO | 80 | 66h40min | 4 | ||
GEOMETRIA ESPACIAL | 80 | 66h40min | 4 | ||
PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM | 40 | 33h20min | 2 | ||
LEGISLAÇÃO E POLÍTICAS EDUCACIONAIS DO BRASIL | 40 | 33h20min | 2 | ||
TOTAL | 240 | 160 | 333h20min | 20 | |
6º PERÍODO | |||||
TEORIA DOS NÚMEROS | 80 | 66h40min | 4 | ||
ESTÁGIO SUPERVISIONADO I (ORIENTAÇÃO E OBSERVAÇÃO EM ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO) | 80 | 66h40min (Na IES) | 80 (Na escola colaboradora) | 4 | |
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO | 40 | 33h20min | 2 | ||
INTRODUÇÃO À ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE | 80 | 66h40min | 4 | ||
CÁLCULO INTEGRAL II | 80 | 66h40min | 4 | ||
A MATEMÁTICA NA HISTÓRIA | 40 | 33h20min | 2 | ||
TOTAL | 400 | 333h20min | 20 | ||
7º PERÍODO | |||||
ÉTICA NA EDUCAÇÃO | 40 | 33h20min | 2 | ||
EQUAÇÕES DIFERENCIAIS ORDINÁRIAS | 80 | 66h40min | 4 | ||
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II (ORIENTAÇÃO E REGÊNCIA EM ENSINO FUNDAMENTAL) | 80 | 66h40min (Na IES) | 60 (Na escola colaboradora) | 4 | |
PRÁTICA DE ENSINO VII: TÓPICOS ESPECIAIS DE MATEMÁTICA I | 80 | 66h40min | 4 | ||
VARIÁVEIS COMPLEXAS | 80 | 66h40min | 4 | ||
TOTAL | 280 | 80 | 300 | 60 | 18 |
8º PERÍODO | |||||
INTRODUÇÃO A ANÁLISE REAL | 80 | 66h40min | 4 | ||
PRÁTICA DE ENSINO VIII: TÓPICOS ESPECIAIS DE MATEMÁTICA II | 80 | 33h20min | 4 | ||
CÁLCULO NUMÉRICO | 80 | 66h40min | 4 | ||
ESTÁGIO SUPERVISIONADO III (ORIENTAÇÃO E REGÊNCIA EM ENSINO MÉDIO) | 80 | 66h40min (Na IES) | 60 (Na escola colaboradora) | 4 | |
TOTAL | 200 | 80 | 266h40min | 60 | 14 |
Total do Curso - Horas relógio | 2520 | 520 | 2533h20min | 200 | 152 |
Totalizadores | ||||
Hora Aula | Hora Relógio | |||
Carga Horária Teórica | 2520 | 2100 | ||
Carga Horária Prática | 520 | 433h20min | ||
Estágio Curricular | Nas Escolas Colaboradoras | Ensino Fundamental: 100 | 240 | 200 |
Ensino Médio: 94 | ||||
Reuniões Pedagógicas: 6 | ||||
Atividades Acadêmicas Complementares | 240 | 200 | ||
Total | 3520 | 2933h20min |
O Núcleo Docente Estruturante (NDE) é o órgão responsável pela concepção dos Projetos Pedagógicos dos cursos de graduação da FAPAM – Faculdade de Pará de Minas, e tem por finalidade sua implantação, avaliação, atualização e consolidação, entre outras atribuições.
O Núcleo Docente Estruturante do curso de Matemática da FAPAM, em conformidade com a Resolução Nº. 01, de 17 de junho de 2010, constitui-se de um grupo de docentes do curso que atuam no processo de concepção, consolidação, atualização e avaliação do Projeto Pedagógico do Curso, dentre outras atividades.
+ Membros
MARCIO EDUARDO SENRA NOGUEIRA PEDROSA MORAIS
Doutorado em Direito pela PUC - MG.
Mestrado em Teoria do Direito pela PUC - MG.
Especialização em Ciências Criminais pela Universidade Gama Filho.
Graduação em Direito pela Universidade de Itaúna.
MATHEUS DE OLIVEIRA GUIMARÃES
Mestrado em Educação pela UFOP.
Especialização em Políticas Públicas pela UFOP.
Especialização em Práticas Pedagógicas pela UFOP.
Graduação em Filosofia pela ICSH.
Graduação em Pedagogia pela FGD.
Graduação em Direito pela UFOP.
MIRIAM MARIA ROBERTO MARMOL
Mestrado em Educação pela UFMG
Graduação em Pedagogia pela UFMG
VANESSA FARIA VIANA
Mestrado em Linguística e Língua Portuguesa pela PUC - MG.
Especialização em Língua Portuguesa - Leitura e Produção de Textos pelo Centro Universitário de Belo Horizonte - UNI-BH.
Graduação em Letras pela FAPAM.Graduação em Pedagogia pela UFMG.
WELLINGTON CLAYTON SILVA
Mestrado em Ensino de Ciências com ênfase em Física-UFOP
Especialização em Educação Ambiental Princípios e Práticas pela PUC MG.
Graduação em Física pelo Centro Universitário de Formiga.
Graduação em Matemática pela FAPAM.
ANPED – Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação.
CAPES - Conselho de Ensino à Pesquisa e Ensino Superior.
CENTRO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURAL (CDCC)
Destaque para o Setor de Matemática:
//www.cdcc.usp.br/matematica/index.php
CENTRO DE REFERÊNCIA VIRTUAL DO PROFESSOR
CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO (CNPq)
ESCOLA DO FUTURO - USP
//futuro.usp.br/portal/website.ef
KLICK EDUCAÇÃO – O PORTAL DA EDUCAÇÃO
LABORATÓRIO DIDÁTICO VIRTUAL-LABVIRT – USP/FACULDADE DE EDUCAÇÃO.
Física - //www.labvirt.fe.usp.br/indice.asp
Química - //www.labvirtq.fe.usp.br/indice.asp
Matemática - //www.projetos.unijui.edu.br/matematica/
MEC - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
PORTAL DO PROFESSOR – MEC EM PARCERIA COM O MINCT
//portaldoprofessor.mec.gov.br/index.html
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO - MG
SOCIEDADE BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA-SBEM
SOCIEDADE BRASILEIRA DE MATEMATICA
SOCIEDADE BRASILEIRA DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA- SBHMat
SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIÊNCIA (SBPC)
TV ESCOLA: O CANAL DA EDUCAÇÃO
//tvescola.mec.gov.br/index.php?Itemid=98&option=com_zoo&view=category
DICIONÁRIOS
bab.la languages – portal linguístico.
Oferece diversos recursos:traduções em diferentes idiomas, desde expressões coloquiais e regionais até vocabulário técnico e específico.
MICHAELIS
Dicionários on-line: português/ inglês-português
WORDReference.com
Dicionários on-line e gratuitos
PERIÓDICOS ONLINE
SCIELO– SCIENTIFIC ELETRONIC LIBRARY ONLINE