Notícias e Eventos

Discentes e docente do curso de Psicologia da FAPAM participaram do Congresso Internacional de Fenomenologia, Educação e Arte, que ocorreu na Universidade Federal de São João Del Rei, entre os dias 22 e 25 de outubro de 2017.

As alunas Letícia, Tainá e Terezinha apresentaram o trabalho "Encontros com a arte: compreensão do documentário Lixo extraordinário à luz da fenomenologia de Edith Stein" na Mesa redonda "Fenomenologia e Arte", juntamente com a professora Ana Cláudia Bernardes Guimarães.

Foi uma vívida oportunidade de crescimento pessoal e profissional para todas as envolvidas.

No dia 21 de outubro os alunos do curso de Psicologia da FAPAM desenvolveram o projeto denominado "O Jovem e a escolha profissional: compreender para decidir" em parceria com o Colégio Técnico São Francisco de Assis. O objetivo da proposta foi trabalhar com alunos do Ensino Médio questões relacionadas à escolha profissional, contribuindo para que os mesmos adquirissem conhecimentos sobre si e sobre as profissões almejadas.

De 23 a 28 de outubro, as professoras Cristina Mara, Miriam Marmol,  Silvana Batista e Vanessa Viana,  dos cursos de Letras e Pedagogia apresentaram artigos sobre questões linguísticas no ensino da Língua Portuguesa, assuntos de grande interesse, que demonstraram a excelência do ensino e da pesquisa do corpo docente da FAPAM em Santarém - Portugal, no VI SIMELP.

Seguindo a programação, no dia 23, as professoras Cristina Mara e Silvana Batista apresentaram o artigo sobre “O gênero Propaganda Publicitária segundo o Entendimento da Teoria da Estrutura Retórica”. No dia 24, igualmente, as professoras Cristina Mara e Vanessa Viana com o artigo “O gênero Comentário Digital: um estudo à luz da Teoria da Estrutura Retórica e da linguística Textual”. No dia 27, as professoras Miriam Marmol e Vanessa Viana apresentaram o artigo intitulado “Os desafios para o ensino dos conhecimentos ortográficos nos anos iniciais do Ensino Fundamental”.  Os trabalhos das professoras, em Portugal, causaram impacto por demonstrarem o avanço das pesquisas sobre as questões linguísticas e de ensino em desenvolvimento no Brasil.

O curso de Gestão da Tecnologia da Informação da Faculdade de Pará de Minas promoveu, no dia 24 de outubro de 2017, o "Acelera FAPAM", um evento voltado para os empreendedores, aspirantes a empreendedores, estudantes e amantes de tecnologia. O evento foi apoiado pela Secretaria de Tecnologia do Estado de Minas Gerais e pela Comunidade de Startups Libertas Valley, que também firmaram parcerias com a Faculdade para futuras ações.

Com inscrições esgotadas e auditório lotado, a noite foi de bastante informação e surpresas. Além de sorteios de brindes, bolsas de estudo, entradas para Campus Party e cupons de descontos para o Startei, o público pôde conferir grandes palestras e apresentações. Thiago Guimarães, fundador da Libertas Valley, explicou como funciona a comunidade e apresentou as novidades do mercado com a palestra "Ecossistema e Ideação: O novo conceito criado pelas Startups". A jovem e animada Dani Marinho, consultora da ThoughtWorks e embaixadora da Technovation Challenge, levantou o público com a palestra "Seja um criador de oportunidades".

Os participantes sairam do evento bastante animados, com novas ideias, interessados em novos eventos de empreendedorismo e com propostas de trabalhos junto à comunidade. A Faculdade espera com estes eventos deixar a população e empresas mais próximas da instituição, desenvolvendo projetos, parcerias e novos eventos que fortaleçam a cidade e a região.

No dia 01 de novembro, os alunos matriculados no Estágio Básico IV do curso de Psicologia, sob a orientação da professora Ana Luiza Brandão e supervisão da professora Alessandra Duarte, desenvolveram uma prática interventiva com os colaboradores do Gran Lord Hotel.

Durante dois anos, no decurso dos Estágios Básicos, os estudantes acompanharam o trabalho desenvolvido pela psicóloga e também professora da FAPAM, Alessandra, e finalizaram os estágios com a realização de um levantamento de necessidades de treinamento e efetivação de um treinamento sobre comunicação interpessoal com os colaboradores.