Notícias e Eventos

 Nos dias 12 e 13 de julho, as professoras Miriam Marmol e Vanessa Viana participaram do 21º Congresso de Leitura da Unicamp, em Campinas-SP. Apresentaram o artigo intitulado "A inserção do idoso em práticas leitoras", tema criado e pesquisado a partir da participação na Startup Universitária da FAPAM, a qual as professoras juntamente com sua equipe ficaram em terceiro lugar com a Startup Sabedoria.

 No dia 24 de julho, será realizado evento gratuito para os Advogados de Pará de Minas, para apresentação do CEJUSC - Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania. No CEJUSC, serão realizados, além de serviços de cidadania, conciliações e mediações processuais e pré-processuais, que influenciarão o dia a dia do Advogado e seus clientes. Você, Advogado(a), participe e venha se informar sobre como o CEJUSC influenciará o seu cotidiano! A partir das 18 horas, será feito o credenciamento dos presentes e, a partir das 18:30 horas, as atividades terão início! Não fique de fora!

 

As alunas do 9º período de Enfermagem participaram da campanha de vacinação contra a febre amarela na Penitenciária Pio Canedo em Pará de Minas. A ação foi supervisionada pelas Enfermeiras e preceptoras de estágio Juliana Menezes e Thaís Mendes e coordenada pelo prof. Wesley Castro.

A febre amarela é uma doença infecciosa causada por um vírus e transmitida por mosquitos. A infecção pode ser categorizada de duas formas: febre amarela urbana, quando é transmitida pelo Aedes aegypti; ou febre amarela silvestre, quando transmitida pelo Haemagogus e Sabethe. A medida mais importante e eficaz para prevenção e controle da febre amarela é a vacinação. 

A vacinação é recomendada a todas as pessoas, principalmente aquelas que moram ou vão viajar para áreas com indícios de febre amarela e está disponível por meio do SUS nas Unidades Básicas de Saúde.

Em abril de 2016, foi adotada a dose única da vacina contra febre amarela no SUS em Minas Gerais. Isso significa que apenas uma dose é capaz de imunizar por toda a vida, não havendo mais necessidade de reforço. A medida foi proposta pelo Ministério da Saúde, seguindo orientações Organização Mundial de Saúde (OMS).

O dia nacional da Luta Antimanicomial é comemorado em 19 de maio. Para celebrar data, alunas de enfermagem desenvolveram mural educativo sobre o tema com objetivo de conscientizar todos sobre as reduções das internações psiquiatras. Isso somente será possível quando as pessoas começarem a se enxergar como realmente são. Esta atividade foi desenvolvida sob a orientação da Enfermeira e preceptora de estágio Juliana Menezes.

Há aumento significante de pessoas que lutam contra os distúrbios mentais e procuram a ajuda especializada para o tratamento. O principal agravante deste distúrbio é que as pessoas estão com dificuldades para lidar com as frustrações. A reivindicação da luta Antimanicomial é por uma sociedade sem manicômios, sem prisões ou qualquer tipo de instituição que reproduza a lógica e as práticas manicomiais.

No dia 12 de maio foi realizada a campanha nacional de vacinação contra influenza e as alunas do 9º período de Enfermagem participaram da campanha na Estratégia da Saúde da Família (ESF) do bairro Providência - Vila Maria. A ação foi supervisionada pela Enfermeira e preceptora de estágio Juliana Menezes.O contato das acadêmicas em campanhas reforça o conhecimento sobre o programa nacional de imunização do Ministério da Saúde e insere os futuros Enfermeiros nos campos práticos, favorecendo desta forma o processo ensino aprendizagem, além de contribuir para saúde e bem-estar da população.

 

Fale Conosco

Envie seu contato para falarmos com você.

Campus FAPAM

Clique aqui para ver a localização.

Rua Ricardo Marinho, 110

São Geraldo - Pará de Minas - MG - Brasil

CEP: 35660-398

Telefone: (37) 3237-2000

E-mail: caa@fapam.edu.br

Horário de atendimento: 13h às 21h

Topo