O projeto VIGILANTES DA NATUREZA desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação de Pará de Minas em parceria com várias empresas e instituições, entre elas FAPAM vem acompanhando o resultado dos projetos premiados e financiados em 2018. Em 29/11/2018 a Escola Municipal Dona Cotinha inaugurou seu projeto ambiental chamado MINHA ESCOLA SUSTENTÁVEL com o propósito de utilizar água da chuva para as atividades de limpeza e horta escolar.
A prof. Drª Natália Nunes Scoralick Lempke, juntamente com a prof. Drª Elizabeth do Nascimento (UFMG) e as discentes Maria Eduarda Lima Oliveira, Caroline Moreira, Paloma Caroline Sousa, Beatriz Silva Ribeiro e Taísa Joice Teixeira publicaram na “Revista Família, Ciclos de Vida e Saúde no Contexto Social”. O artigo “Comportamentos de saúde e envelhecimento saudável: um estudo com idosos da comunidade”.
Tal artigo é um dos trabalhos realizados pelo Grupo de Estudos em Psicologia do Desenvolvimento e Envelhecimento Humano (PSICODEEN) da FAPAM, que iniciou suas atividades em outubro de 2014. Além das autoras do artigo, participaram da coleta e análise de dados da pesquisa as discentes Vanessa dos Anjos da Fonseca, Viviane Estefane de Souza, Fernanda Castro Rosa Rodrigues, Fabiana Couto Sardinha e Karina de Jesus Mesquita.
O link para leitura do trabalho é: http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/refacs/article/view/3293
Na FAPAM, o futuro profissional sabe, desde o início do curso, que a Enfermagem se constrói pelo amor; que o amor passa pelo acolhimento humanizado; que o acolhimento humanizado se inicia na percepção do outro, em sua integralidade. Percebe que a linguagem corporal diz bem mais do que as palavras, devendo ser considerada, compreendida, interpretada, valorizada. Tem-se, aí, uma concepção de formação também integral, que cuida da ciência sem ignorar a evolução e a sensibilidade humanas, primando pela dignidade no acolhimento!
Eis os registros do projeto "LER O OUTRO: ditos, não-ditos e (con)textos", desenvolvido e apresentado pelos estudantes do 2º período do Curso de Enfermagem da FAPAM, na disciplina de Leitura e Produção de Textos. O estudo, mediado pela Professora Renata Teixeira da Silva, visou contemplar a linguagem não-verbal como instrumento de comunicação e, acima de tudo, de percepção (de si mesmo e do outro) como ferramenta para a prestação de um serviço mais humanizado na área da saúde.
Parabéns aos estudantes e à docente!
O dia 21 de novembro de 2018 entrará para a história da FAPAM simbolizando a conexão plena com a inovação no processo de ensino-aprendizagem! Nessa data, foi realizada a I Mostra de Projetos Integradores da FAPAM, mobilizando estudantes de todos os cursos em prol de um objetivo comum: expor à comunidade acadêmica o resultado de um trabalho desenvolvido no decorrer de todo o semestre letivo. O trabalho culminou com encenações, confecção e apresentação de banners e cartilhas, sustentações orais e até exibição de filmes de curta metragem!
A FAPAM, mais uma vez, mostrou a que veio, dando tônus a uma educação que se faz por meio da integração do conhecimento científico com a arte, cultura, evolução contínua e excelência na construção do conhecimento, sem descuidar, em tempo algum, das necessidades cobradas do futuro profissional num mercado de trabalho competitivo e exigente em relação a habilidades de comunicação e diálogo entre teoria e prática.
Esta Instituição de Ensino se orgulha em possuir um corpo administrativo e acadêmico apto a fazer a diferença dentro e fora da FAPAM, motivo pelo qual parabeniza e agradece a cada um que deu o melhor de si para ressignificar a forma de aprender e o desejo de ensinar.
A professora da FAPAM, Daniela Alves da Silveira Moura, doutoranda em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC/MG, desenvolve junto aos alunos da Faculdade de Pará de Minas – FAPAM do curso de Licenciatura em Matemática: Elizândra de Sousa Barroso, Lucas Cristovam Lemos, Janaina Isabela de Jesus, Matheus Henrique Damasceno e William Rodrigues do curso de Gestão da Tecnologia, um trabalho de iniciação científica que já resultou em artigos publicados e apresentações em congressos estaduais, nacionais e até internacionais. As pesquisas realizadas deram origem a projetos acadêmicos que envolveram estudantes de Itaúna, Pará de Minas e outras cidades da região.
Uma das temáticas abordadas pelos universitários é de suma importância para o campo educacional, por tratar de análise do desenvolvimento da aritmética por alunos cegos a partir de uma calculadora INKA, conhecida como o YUPANA, com o objetivo de investigar sobre as contribuições desta metodologia para o desenvolvimento de conceitos matemáticos como um facilitador no processo de aprendizagem.
Também foi divulgada a pesquisa sobre a aplicação de Novas tecnologias em educação matemática, neste caso, a utilização de games em sala de aula. Essas práticas como uso da tecnologia da informação em sala de aula vêm crescendo significativamente nos últimos anos, perpetuando esse novo método. O estudo em questão buscou analisar a exploração desse novo método de ensino utilizando um game web gratuito denominado Kahoot!, game no qual torna o aprendizado mais interessante ao aluno.
A partir do desenvolvimento das pesquisas, os acadêmicos de Matemática participaram na semana passada do CAREM – Congresso Argentino de Educação Matemática. E como sempre representaram brilhantemente nossa FAPAM.
Clique aqui para ver a localização.
Rua Ricardo Marinho, 110
São Geraldo - Pará de Minas - MG - Brasil
CEP: 35660-398
Telefone: (37) 3237-2000
E-mail: caa@fapam.edu.br
Horário de atendimento: 13h às 21h