Na última segunda-feira, 04 de dezembro, os alunos do 4º período do curso de Gestão de TI da FAPAM apresentaram, no laboratório de Tecnologias Gerenciais, a documentação e os protótipos das telas de um sistema de gestão para a Cidade Ozanan, entidade filantrópica da cidade, conhecida como lar dos idosos. Tratou-se de um trabalho interdisciplinar envolvendo as disciplinas de Engenharia de Software I e Interação Humano-Computador, ambas ministradas pela professora Luciana Mara.

Durante a apresentação foram avaliados aspectos relacionados às funcionalidades do sistema, design dos protótipos e escrita de toda a documentação elaborada. As considerações foram bastante válidas, contribuindo para o amadurecimento das ideias sobre a estruturação do sistema. A maioria dos avaliadores ressaltou a importância de trabalhos feitos em equipe e a padronização de seus resultados por seus membros, já que esta é uma prática bem comum nas empresas do ramo.

A avaliação foi feita por três professores do curso e um profissional externo à instituição: João Paulo, Analista de Sistemas e mestrando no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da UFMG. Na foto abaixo, da esquerda para a direita, se encontram o avaliador, os professores e o coordenador do curso, respectivamente: João Paulo, Luciana Mara, Rafael Diniz e Daniel Capanema.

Diante disso, os alunos merecem ser parabenizados pela dedicação e empenho demonstrados em todas as etapas do trabalho, iniciada em setembro desse ano, por meio das reuniões com os colaboradores da cidade Ozanan, execução das muitas alterações de escopo do trabalho e debates periódicos em sala de aula, sob a orientação da professora das disciplinas. Mais do que um trabalho acadêmico, foi também um trabalho social e todos abraçaram a causa com louvor, se mobilizando, inclusive, em comparecerem à entidade.

Como dito acima, foram feitos dois encontros com os colaboradores da cidade Ozanan, sendo um no próprio estabelecimento do lar dos idosos e o outro em sala de aula, na FAPAM. A disponibilidade e participação dos colaboradores foi fundamental para que este trabalho fosse desenvolvido. Eles, como usuários do sistema, forneceram as necessidades que possuíam, em relação à gestão do estoque de produtos e de pessoas, além de todos os detalhes pertinentes em cada área específica (farmácia, enfermaria, dispensa, etc). Desta forma, registra-se aqui um agradecimento especial a Maísa, Fabiana, Jussara, Mônica e Geovane.

Calendários

Acesso os calendários FAPAM

>> Calendário CEFAPAM

>> Calendário Acadêmico

Clique aqui para ver a localização.