Na última quinta-feira (31/08/2017), a FAPAM promoveu, como parte de um projeto transdisciplinar sobre Direitos Humanos, uma mesa redonda em que foram discutidos os direitos dos idosos, estando presentes estudantes dos cursos de Direito, Enfermagem e Agronegócio. Participaram das discussões o Coordenador do Curso de Enfermagem, Professor Wesley Castro, o Professor do Curso de Direito Clenderson Cruz, o presidente da Cidade Ozanan, Sr. José Silva e o presidente do Conselho Municipal do Idoso de Pará de Minas, Sr. José Raimundo de Almeida.

Foram suscitadas questões e feitas explanações sobre prioridade de acesso e atendimento aos idosos, respeito aos direitos preconizados no Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741 de 2003), dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e outras afetas ao acesso a uma existência digna e ao exercício da cidadania na terceira idade.

Os senhores José Silva e José Raimundo prestaram importantes esclarecimentos sobre a atuação da Cidade Ozanan na busca por garantir o melhor tratamento aos idosos, bem como expuseram as necessidades financeiras da instituição, que hoje abriga cerca de 60 idosos que demandam diferentes tipos de cuidado. Os 160 alunos que participaram do evento esclareceram dúvidas e puderam analisar, sob a perspectiva jurídica e social, seu papel quanto à garantia dos direitos humanos tendo como foco a saúde e o bem-estar na terceira idade.