Notícias e Eventos

Os eventos científicos proporcionam maior convívio no ambiente acadêmico, fomentam um maior envolvimento dos estudantes, a busca e apreensão de novos conhecimentos, bem como a troca de experiências, elementos fundamentais para a percepção do universo que o professor irá atuar, assim como a compreensão deste em prol da transformação da sociedade para sua futura profissão. É uma atividade capaz de reunir profissionais ou estudantes para trocas e transmissão de informações de interesse comum. É um momento de comunicação e debate de investigações e aperfeiçoamento que assume, portanto, um papel de grande importância no processo da divulgação científica.

No dia 07 de agosto de 2017 a FAPAM inaugurou o Escritório Social, espaço que dará aos alunos da FAPAM a oportunidade de praticar o que é aprendido em sala de aula, além de prestar um serviço social a toda a comunidade.

O espaço leva o nome de D. Maria de Lourdes Faria Leitão, esposa do falecido Jurandir da Farmácia Cruzeiro. D. Maria de Lourdes é membro ativa da Confraria Nossa Senhora, Mantenedora da FAPAM, tendo um papel fundamental na história da IES, auxiliando o Cônego Hugo no passado, além de ser ex-aluna da Instituição.

Nos dias 26 e 27 de julho, a 84ª Subseção da OAB, por intermédio de sua Comissão de Patrimônio Histórico, Cultural e de Dignidade Racial, promoveu importante evento de cunho social e educacional: o I SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO. O simpósio, que foi realizado no Centro Social de Pitangui e teve como público-alvo estudantes do ensino médio e superior, advogados, operadores do direito e público interessado em geral, contou com a participação ativa dos professores da FAPAM.

Os professores Fabrício Veiga Costa e Márcio Pedrosa apresentaram 4 artigos no XXVI Congresso Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito, realizado nos dias 19, 20 e 21 de julho em Brasília - DF, sob o tema: “DESIGUALDADES E DESENVOLVIMENTO: O papel do Direito nas políticas públicas”, em parceria com o curso de Pós-Graduação em Direito – Mestrado e Doutorado, da UNB - Universidade de Brasília, Universidade Católica de Brasília – UCB, Centro Universitário do Distrito Federal – UDF e com o Instituto Brasiliense do Direito Público – IDP.

O professor Daniel de Oliveira Capanema, do curso de Gestão da Tecnologia da Informação, apresentou o trabalho intitulado “Assessing and Improving the Performance and Scalability of an Iterative Algorithm for Hadoop” na Computing Conference 2017. A conferência é organizada pela IEEE e é uma das mais respeitadas da área de Ciência da Computação. O evento aconteceu entre os dias 18 e 20 de julho de 2017 em Londres, Inglaterra, e contou com palestras, discussões e apresentações de trabalhos de pesquisadores de mais de 50 países.