RESULTADOS

Os resultados da autoavaliação representam a visão dos vários segmentos da comunidade acadêmica da FAPAM: coordenadores, professores, alunos e funcionários. Vale a ressalva, porém, que cada segmento ou parcela dos setores possuem opiniões diferentes sobre os diferentes aspectos avaliados, que devem ser analisadas e ponderadas, pois não constituem em si a verdade objetiva, mas a visão coletiva ou parcelar sobre setores, serviços e processos.

Contudo, parte-se do pressuposto de que quem constrói o dia-a-dia da FAPAM tem condições privilegiadas de indicar os pontos fortes da Instituição e aqueles que devem ser melhorados, fortalecendo o processo de autoavaliação.

Para tanto, é fundamental que seja desenvolvida gradativamente uma "cultura de avaliação" que permita a todos os membros da comunidade acadêmica perceberem a importância da avaliação contínua e a necessidade de agir sobre os resultados.

Cópias dos Relatórios Finais dos dois últimos ciclos avaliados encontram-se na Coordenadoria da CPA/FAPAM, na Biblioteca e na Secretaria Geral, à disposição de qualquer acadêmico que queira consultá-los.

 

Abaixo, uma listagem com as mais importantes melhorias decorrentes de sugestões apresentadas nas Avaliações Institucionais periódicas promovidas pela CPA/FAPAM.

+ Mudanças na valorização das avaliações e na pontuação da avaliação da aprendizagem, com melhorias sugeridas pela equipe pedagógica da IES.

+ Participação dos alunos em Congressos e Encontros Acadêmicos, com a apresentação de trabalhos.

+ Cursos de extensão oferecidos aos sábados, gerando oportunidade de participação dos alunos trabalhadores.

+ Biblioteca aberta ininterruptamente de 12 horas às 22h30min, de 2ª a 6ª feira.

+ Nas avaliações finais, de cada semestre, os alunos têm somente a avaliação no dia marcado para realizá-la (sem outros horários de aulas). Esta conduta é também um auxílio ao aluno trabalhador, pois lhe dá a oportunidade de concentração em últimos e importantes estudos, dedicando-se a cada disciplina.

+ Incentivo ao aumento de divulgação da IES, pedido sempre recorrente da CPA/FAPAM e que culminou com a implantação do Setor de Comunicação e Marketing, para trazer maior visibilidade da Instituição e de seus cursos.

+ Implantação da Ouvidoria Geral da FAPAM, atual exigência do MEC e solicitada pela CPA/FAPAM, assim que percebeu-se a real necessidade de sua implantação dentro da comunidade acadêmica.

+ Informatização das horas acadêmicas (Atividades Acadêmicas Complementares) o que permite que o próprio aluno acompanhe o cumprimento do número de horas exigidas pelo seu curso.

+ Disponibilização online dos certificados dos cursos e demais atividades de extensão.

+ Criação do “Banco de Currículos” para discentes, disponível no site institucional. Este sistema agiliza o acesso do aluno ao estágio de sua preferência.

+ Criação da biblioteca virtual, de acesso livre para toda a comunidade acadêmica, com livros virtuais atualizados de todos os cursos oferecidos pela IES.

+ Criação do CAA, com o objetivo de atender à necessidade de agilização do atendimento aos alunos.

+ Aumento da quantidade de materiais emprestados pela Biblioteca.

+ Melhoria das instalações de todas as salas de aula, com quadros brancos e carteiras mais confortáveis.

+ Criação do Portal Acadêmico, agilizando o contato do aluno com o professor, facilitação da inserção de frequência, nota, material de aula e informações acadêmicas.

+ Melhoria institucional em relação à acessibilidade para alunos portadores de deficiência, tanto em relação às salas de aula, como em relação aos setores institucionais, banheiros, auditórios.

+ Melhoria da reprografia, com a disponibilização de 6 (seis) computadores para uso dos alunos, para que possam formatar, corrigir e elaborar seus próprios documentos a serem posteriormente impressos e/ou copiados. Além disso, a reprografia vende produtos de primeira necessidade para docentes e discentes.

+ Auxílio nas tratativas com a empresa de tratamento de água e esgoto de Pará de Minas (Águas de Pará de Minas) para a despoluição do rio que passa nos fundos da FAPAM.

+ Melhoria institucional em relação à acessibilidade para alunos portadores de deficiência, tanto em relação às salas de aula, como em relação aos setores institucionais, banheiros, auditórios.

+ Melhoria do serviço prestado pela lanchonete da IES, após encaminhamento de demandas dos alunos à CPA por intermédio do Diretor Geral.

Fale Conosco

Envie seu contato para falarmos com você.

Campus FAPAM

Rua Ricardo Marinho, 110

São Geraldo - Pará de Minas - MG - Brasil

CEP: 35660-398

Telefone: (37) 3237-2000

E-mail: fapam@fapam.edu.br

Horário de atendimento: 13h às 21h

Topo