HISTÓRICO DA CPA

A participação da Faculdade de Pará de Minas - FAPAM no sistema de autoavaliação voluntária iniciou-se em 1999, com a formação da primeira equipe para assumir a coordenação do projeto de autoavaliação da instituição, como parte do Programa de Avaliação das Instituições de Ensino Superior brasileiras, proposto pelo MEC havia já alguns anos.

Inicialmente, foram feitas avaliações por setor, abrangendo a totalidade da comunidade acadêmica, ao final das quais percebeu-se a necessidade de mudanças internas, que foram realizadas antes mesmo das datas programadas. Essa primeira experiência de autoavaliação da Instituição forneceu subsídios para a implementação da segunda experiência, realizada em 2003-2004.

No desenvolvimento da segunda autoavaliação da FAPAM, observando-se que novos procedimentos seriam necessários para ampliar os processos avaliativos, foram criadas comissões de avaliação responsáveis por cada curso e conduzidas pelos seus coordenadores. A base de sustentação do processo de avaliação da IES passou a ser o seu Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI, diretriz maior da Academia.

Em 2004, em função da lei n° 10.861, que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES - foi criada, por ato da Direção Geral da IES, a Comissão Própria de Avaliação da Faculdade de Pará de Minas - CPA/FAPAM. Essa comissão encontra-se incorporada ao Projeto de Avaliação da Faculdade de Pará de Minas que, levando em consideração as especificidades da IES, conduz seu planejamento e suas ações seguindo as determinações do SINAES.

A CPA/FAPAM procura cumprir, com seriedade, as dimensões previstas na lei, para condução de todo o processo.

Seguindo as orientações da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior - CONAES - a Comissão Própria de Avaliação da Faculdade de Pará de Minas realizou dois Ciclos Avaliativos (2004/2006 e 2006/2008) cujos Relatórios Finais foram enviados aos órgãos competentes do MEC em 26 de fevereiro de 2006 e 6 de junho de 2008, respectivamente.

"Avaliar é dar valor." A Faculdade de Pará de Minas continuará cumprindo as
exigências da Lei 10.861, que instituiu o SINAES, com presteza e clareza, por entender
que, conhecendo com profundidade seu cotidiano e a pertinência de suas ações
acadêmicas, estará se qualificando cada vez mais.

Prof. Márcio Eduardo Pedrosa Morais | Coordenador

Fale Conosco

Envie seu contato para falarmos com você.

Campus FAPAM

Rua Ricardo Marinho, 110

São Geraldo - Pará de Minas - MG - Brasil

CEP: 35660-398

Telefone: (37) 3237-2000

E-mail: fapam@fapam.edu.br

Horário de atendimento: 13h às 21h

Topo