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Aperfeiçoamento: Conhecendo e Trabalhando o (Transtorno do Espectro do Autismo) TEA
Terça-feira, Outubro 24, 2017, 07:00pm - 10:35pm

Aperfeiçoamento: Conhecendo e Trabalhando o (Transtorno do Espectro do Autismo) TEA
Objetivo(s): Atualizar os participantes com os conceitos mais atuais com relação ao diagnóstico do TEA. Divulgar o conhecimento científico e educacional a respeito do TEA para contribuir para
melhoria da qualidade de vida e educação de indivíduos com este diagnóstico . Informar sinais precoces do diagnóstico do TEA em relação com desenvolvimento típico da primeira infância.
Capacitar os participantes para compreender o funcionamento da pessoa com TEA. Contribuir com a formação dos participantes para que possam avaliar suas práticas educacionais e que sejam capazes de adequá-las às necessidades individuais de cada estudante com TEA. Apresentar estratégias para adequações curriculares para alunos com TEA. Saber contribuir na elaboração do plano curricular individual do aluno com TEA. Informar dados estatísticos da inclusão Escolar de alunos com TEA na rede pública de Ensino em Pará de Minas.
Justificativa: Compreensão de como funciona a pessoa com TEA e observar suas particularidades comparando com o desenvolvimento típico humano. Capacidade de avaliar suas práticas
pedagógicas. Relacionar informações adquiridas durante o curso com seu cotidiano escolar. Construção e confecção de materiais adaptados para alunos com TEA Elaboração de intervenção
para o aluno com TEA.
Bibliografia: 
Básica 
1. ARAUJO, Angela Andrade Amaral. A Inclusão de um aluno Autista na escola regular. Dissertação (Mestrado em Educação)- Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras,
Universidade de Itaúna, MG, 2010. 
2. BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988. Contém as emendas constitucionais
posteriores. Brasília, DF: Senado, 1988. Disponível em Acesso em: 20 de julho de 2017. 
3. ______. Declaração de Salamanca e linha de ação sobre necessidades educativas especiais. Brasília: UNESCO, 1994. Disponível em: Acesso em: 22 de agosto de 2017. 
4.______. Decreto N° 6571, de 17 de setembro de 2008. Dispõe sobre o atendimento educacional
especializado, regulamenta o parágrafo único do art. 60 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, e acrescenta dispositivo ao Decreto no 6.253, de 13 de novembro de 2007. Brasília: Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial, 2008. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/decreto/d7611.htmAcesso em: 3 de setembro de 2017. 
5. ______. Decreto nº 7.611, de 17 de novembro de 2011. Dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências. Casa Civil; Subchefia para Assuntos Jurídicos, Brasília, DF, nov. 2011a. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/decreto/d7611.htm Acesso em: 07 set. de 2017. 
6. COLL, C.; MARCHESI, A.; PALÁCIOS, J. (Org.) Desenvolvimento psicológico e educação: transtornos do desenvolvimento e necessidades. tradução: Fátima Murad. 2ª ed. Porto alegre:
Artmed, 2004, p. 234- 254 
7. https://www.psychiatry.org/File Library/Psychiatrists/Practice/DSM/ICD10-Changes-Listed-by-DSM5-October-2017.pdf 
8. http://www.cid10.com.br/ acesso em 15/08/2017 

Complementar: 
1. ALVES-MAZZOTTI, Alda; J. GEWANDSZNAJDER, Fernando. O método nas ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. 2.ed. São Paulo: Pioneira, 1999. 203 p. 2. BAUER. Stephen. Síndrome de Asperger. A Unidade de desenvolvimento da Genesee Hospital Rochester, Nova Iorque, 1996. Disponível em: http://www.aspennj.org/information_articles.asp . Acesso em: 24/08/2017. 
3. BLANCO, Rosa. A atenção à diversidade na sala de aula e as adaptações do currículo. In: COLL, C.; MARCHESI, Á.; PALÁCIOS, J. Desenvolvimento psicológico e educação, 2.ed. Porto Alegre: Artmed, 2004. 
4. KLIN. Ami. Autismo e Síndrome de Asperger: uma visão geral. Revista Brasileira de Psiquiatria. vol.28, 3 – 11, São Paulo, maio 2006. 
5. SILVA, C. S. Terapia ocupacional com crianças com transtorno do espectro autista (TEA) no contexto escolar: possíveis estratégias. 2014. 27f. Dissertação (TCC) -
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. 2014. http://doi.editoracubo.com.br/10.4322/cto.2013.062acesso em 16/09/2017 

Artigos Científicos

1. BOSA, Cleonice Alves. Autismo: Intervenções Psicoeducacionais. Disponível em Acesso em http://www.scielo.br/pdf/rbp/v28s1/a07v28s1.pdf12/08/2017 
2. BOSA, Cleonice Alves; ZANON, Regina Basso e BACKES, Bárbara.Autismo: construção de um Protocolo de Avaliação do Comportamento da Criança – Protea-R. Psicol. teor. prat. [online]. 2017, vol.18, n.1, pp. 194-205. 
3. COSTA, F. C. S., PFEIFER, L. I. Intervención de Integración Sensorial en niños con Trastorno del Espectro Autista. Revista chilena de terapia ocupacional; vol. 16, nº. 1, pág. 99 – 107, Julio 2016. 
4. TAMANAHA, Ana Carina; PERISSINOTO, Jacy and CHIARI, Brasilia Maria.Uma breve revisão histórica sobre a construção dos conceitos do Autismo Infantil e da síndrome de Asperger. Rev. soc. bras. fonoaudiol. [online]. 2008, vol.13, n.3, pp.296-299. ttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-80342008000300015 acesso em 15/09/2017

Coordenação: Prof. Reinaldo R O Galvão
Ministrante: Profª Angela Andrade Amaral Araújo
Público Alvo: Estudantes, Educadores e interessados em aprender sobre o TEA.
Número de Participantes: 35
Carga Horária: 20 horas
Local de realização: Fapam - Sala a definir

Cronograma de atividades: 01 Introdução Apresentação do curso 30 min. 01Introdução Revisão Histórica Sobre a Construção dos Conceitos do Autismo 1h 01 Classificação do TEA Classificação do Autismo no CID-10 e DSM-V 30min.  01 Incidência do TEA Estatística da incidência do TEA 30 min.  02 Causas do TEA Fatores ambientais e genéticos 30 min. 02 Neurociência Neurociência e o funcionamento do TEA 30 min. 02 Neurociência/Vídeo Funcionamento do cérebro do TEA 10 min. 02 Desenvolvimento "típico" humano Desenvolvimento da primeira infância (0 a 3 anos) 1 h 30min. 03 Diagnóstico * Sinais precoces do TEA * Comportamento, comunicação e interação Social 1 hora. 03 Avaliação Diagnóstica do TEA Avaliação Multidisciplinar/ Protocólogos 1h 30 min. 03 Vídeo Diagnóstico 15 min. 04 Tratamentos do TEA Abordagens de tratamentos para o TEA 1 h 30min. 04 Inclusão Escolar Políticas Públicas e a Inclusão Escolar do aluno com TEA 1 h. 05 Inclusão Escolar Sala Recurso/ Professor Apoio para o TEA em Pará de Minas- Estatística 1 h. 05 Tecnologia Assistiva Adaptações curriculares pedagógicas para alunos com TEA 40 min.  Exposição de Jogos e atividades adaptadas. 05 Plano Curricular individualizado Elaboração de plano curricular individualizado para o aluno com TEA 40 min. 06 Oficina Pedagógica Práticas e pesquisas na elaboração e confecção de materiais adaptados 2 h 30 min. Aula dialogada/ recursos concretos/ material reciclado.

Inscrição: R$ 330,00 (inscrições no CAA, pagamento em até 3x)
Local: CAA (3237-2019)
Mais informações pelo email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo." target="_blank">Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..br

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